Em busca de procedimentos eficazes de rejuvenescimento facial, uma pessoa percorreu um longo caminho desde a alquimia e métodos não muito humanos até métodos cientificamente comprovados e indolores. Antes de experimentar os complexos dos procedimentos antienvelhecimento modernos, recomendamos que você se familiarize com os princípios básicos e a descrição do efeito prometido do mais popular deles.
Indicações gerais para tratamentos antienvelhecimento
Muitas pessoas acreditam que devem mudar para os cuidados antienvelhecimento quando a condição da pele do paciente começar a incomodar. Este é um grande erro. Procedimentos não cirúrgicos para rejuvenescimento facial "funcionam" apenas com defeitos cosméticos implícitos, são um meio confiável de prevenir problemas com a pele facial. Um bom cosmetologista irá aconselhá-lo a não esperar até que apareçam rugas profundas, rugas no rosto são sinais claros de envelhecimento da pele. Além dessas indicações para cuidados antienvelhecimento, vale a pena notar:
- as primeiras rugas menores;
- atividade de imitação - o aparecimento de pequenos vincos da pele, uma predisposição a um defeito;
- cor da pele pálida;
- tez irregular;
- sensação de secura, aperto da pele;
- "bolsas", inchaço, hematomas sob os olhos.
Os sinais de envelhecimento se acumulam gradualmente. Procedimentos em um salão de beleza podem garantir um efeito rápido. Ao mesmo tempo, você não precisa suportar a dor, se recuperar por um longo tempo após as sessões de rejuvenescimento facial. No entanto, essas não são todas as vantagens de uma técnica não cirúrgica.
Por que os procedimentos antienvelhecimento não cirúrgicos são populares?
Por um período bastante longo, apenas a cirurgia plástica facial foi usada para resolver problemas estéticos. Durante a intervenção cirúrgica, o cirurgião remove o excesso de gordura subcutânea e pele, apertando levemente o oval. A cirurgia plástica permite formar contornos faciais claros, remover rugas, dobras e flacidez da pele.
O lifting cirúrgico mostra bons resultados em pacientes com mais de 40 anos. No entanto, a cirurgia não se justifica para pacientes com mais de 25 anos, que geralmente querem se livrar dos sinais de fotoenvelhecimento (causados pela exposição ao sol). Sob a influência da luz solar, o ácido hialurônico nas células da epiderme se decompõe - a pele perde sua antiga elasticidade. O plástico neste caso não é um assistente: ele apenas redistribui e aperta levemente a pele sem afetar a causa raiz do problema.
As modernas tecnologias utilizadas na clínica de cosmetologia garantem um resultado abrangente. Eles combinam hardware, injeção, laser, procedimentos estéticos que resolvem o problema por dentro - não apenas "máscara", mas removem os sinais do fotoenvelhecimento e previnem seu reaparecimento.
Não é à toa que as estatísticas do ISAPS confirmam a crescente popularidade das técnicas não cirúrgicas - nos últimos dez anos, o número de procedimentos cosméticos realizados aumentou em 200%.
Regras para se preparar para procedimentos antienvelhecimento
Todos os procedimentos para rejuvenescimento facial são realizados com preparação preliminar - a pele deve ser protegida do estresse e hidratada abundantemente. Aqui estão algumas dicas de beleza para manter em mente:
- certifique-se de que passaram pelo menos duas semanas (de preferência quatro) após a exposição ativa ao sol;
- excluir uma combinação de sessões semelhantes em princípio;
- alguns dias antes da manipulação, abster-se de qualquer tipo de fumo e ingestão de bebidas alcoólicas;
- se possível, exclua da dieta alimentos muito salgados e condimentados: eles carregam os vasos sanguíneos e estimulam o edema;
- não se esqueça de fazer um curso de hidratação ativa da pele - use soros e máscaras;
- alguns procedimentos requerem vários dias para se recuperar - planeje seu tempo.
Medidas de precaução
A decisão de realizar um procedimento específico deve ser tomada em conjunto com a esteticista. Em alguns casos, o paciente passa por diagnósticos adicionais. Vários procedimentos de hardware não são realizados para pessoas com patologias cardiovasculares. Alguns métodos de injeção são contraindicados em caso de coagulação sanguínea insuficiente.
Restrições a quaisquer procedimentos antienvelhecimento são feridas na área de influência, neoplasias, inflamações e doenças virais.
Tratamentos de injeção para rejuvenescimento facial
Estamos falando de injeções de drogas, cujos componentes ativos atingem a camada profunda da pele. As injeções promovem o rejuvenescimento celular, estimulam os processos de renovação natural das células da pele. Na cosmetologia de injeção moderna, os seguintes métodos são usados:
- injeções de toxina botulínica - permitem que você se livre das rugas faciais e evite sua aparência;
- biorevitalização (injeções de ácido hialurônico) - hidrata ativamente a pele, suaviza rugas finas, demonstra um leve efeito lifting e protege o rosto de fatores negativos externos;
- branqueamento (preenchimento de rugas finas com Beloterosoft) - suaviza o relevo da pele, melhora a tez;
- mesoterapia (injeções de beleza, injeções de meso-coquetéis) - cura a pele, promove sua renovação natural oportuna;
- terapia de ozônio (injeções de ozônio) - satura as células da pele com oxigênio, acelera o metabolismo nos tecidos, interrompe a inflamação local;
- terapia de plasma (injeções de plasma do próprio paciente) - melhora a qualidade da pele, ativa os processos de renovação celular, aumenta a imunidade local;
- Terapia PRP (injeções de plasma sanguíneo com alto teor de plaquetas) - alivia pequenas e médias rugas, uniformiza a textura da pele, melhora a tez, rejuvenesce a pele em 5-10 anos.
O efeito das injeções depende não apenas da qualidade do medicamento usado e da habilidade do cosmetologista, mas também dos cuidados faciais em casa após o procedimento. Nos primeiros dias, os especialistas aconselham não esfregar o rosto, não usar cosméticos decorativos. Cosméticos com álcool e ácidos na composição são estritamente proibidos. Diluentes de sangue também não devem ser tomados durante o período de recuperação.
Independentemente do tipo de procedimento de rejuvenescimento por injeção realizado, pela primeira vez após a sessão, o cosmetologista estabelece um limite de visitas a banhos, saunas, piscinas e solários, além de beber álcool e fumar.
Imediatamente após as injeções, pequenos selos e hematomas podem aparecer no rosto. Eles vão embora por conta própria em alguns dias. O período de recuperação geralmente dura uma semana. A frequência recomendada de procedimentos de injeção é várias vezes por ano.
Os melhores procedimentos de hardware para rejuvenescimento facial
Os produtos de cosmetologia de hardware afetam toda a estrutura da pele, ativando todos os processos internos nas células. Procedimentos deste tipo são absolutamente indolores, demonstram um resultado perceptível e duradouro e têm uma lista muito limitada de contra-indicações. O rejuvenescimento de hardware inclui as seguintes técnicas:
- SMAS-lifting (exposição ao ultra-som de alta intensidade focado) - devolve contornos claros ao rosto, aperta visivelmente a pele e estimula a produção de colágeno natural;
- Lifting RF (exposição à corrente elétrica de alta frequência) - elimina a flacidez, a heterogeneidade da pele, estimula a síntese de colágeno;
- carboxiterapia de hardware (administração subcutânea de dióxido de carbono purificado) - estimula a circulação sanguínea, nutre a pele, acelera o metabolismo e os processos de recuperação;
- microcorrentes (exposição à energia de impulso elétrico de baixa frequência) - promove a produção de colágeno e elastina nas células, ativa o processo de regeneração celular;
- mioplastia (estimulação dos músculos faciais com pulsos de corrente fracamente poderosos) - forma um belo oval do rosto e elimina um queixo duplo, aperta as bochechas, remove "bolsas" sob os olhos;
- mesoterapia fracionada (perfuração da pele com microagulhas com injeção simultânea de coquetéis vitamínicos) - nutre as camadas da pele, melhora a circulação sanguínea, potencializa os processos de renovação celular interna;
- hidromesoterapia (injeção profunda do medicamento sem o uso de agulha) - tem efeito curativo, acelera o metabolismo, promove o rejuvenescimento facial natural;
- fototerapia (uso de pulsos de luz de diferentes comprimentos de onda e espectros) - estimula a regeneração celular natural, melhora a qualidade da pele facial.
O rejuvenescimento de hardware não é realizado para pacientes com intolerância individual à exposição, câncer, doenças crônicas exacerbadas, doenças cardíacas. Mulheres grávidas e lactantes também devem se abster de tais procedimentos.
Tratamentos a laser para rejuvenescimento facial
As tecnologias de laser baseiam-se no uso de um dispositivo a laser que afeta a pele com o feixe de luz mais fino e estreito. O princípio de funcionamento de todos esses procedimentos é o mesmo - o laser aquece e evapora as camadas superficiais da pele, estimulando assim o processo de reparo e renovação celular. O rejuvenescimento facial a laser inclui vários procedimentos populares em nosso tempo:
- peeling de carbono (profundo) - cura a pele, estimula os processos profundos de regeneração dos tecidos;
- resurfacing a laser do rosto (rejuvenescimento complexo da pele com laser de CO2 fracionado) - rejuvenesce visivelmente o rosto, aperta o contorno, inicia o processo de síntese natural de colágeno e elastina;
- rejuvenescimento a laser fracionado (perfuração da pele com luz infravermelha com comprimento de onda de 10, 6 mícrons) - um efeito pronunciado de endurecimento da pele, ativação do processo de rejuvenescimento interno.
O rejuvenescimento a laser não é realizado na presença de inflamação na área afetada, gestantes, lactantes, pacientes com neoplasias na área local, oncologia e tumores benignos. Entre outras contra-indicações ao uso de um feixe de laser:
- doenças autoimunes;
- infecções, doenças virais;
- diabetes;
- epilepsia;
- Transtornos Mentais, Desordem Mental.
Na temporada de verão, o resurfacing a laser é feito apenas sob duas regras:
- o paciente não deve se expor ao sol por pelo menos 2 semanas após o procedimento;
- mesmo com curta exposição ao sol, o paciente deve usar protetor solar.
Os melhores procedimentos estéticos para rejuvenescimento facial
A cosmetologia estética baseia-se no uso de enchimentos, mesotreads e outras preparações especiais que permitem restaurar os tecidos moles perdidos. Procedimentos desse tipo não apenas corrigem visivelmente os contornos do rosto, mas também ativam os processos de renovação celular interna. Este grupo inclui os seguintes métodos de rejuvenescimento facial:
- lifting Radiesse (correção do contorno do rosto com uma preparação especializada) - devolve o rosto à sua antiga juventude, demonstra um efeito lifting pronunciado;
- lifting de fio do rosto (elevador de pele com mesothreads) - restaura o relevo da pele, delineia os contornos do rosto;
- 3D-lifting (modelagem de face com roscas especiais) - alinha as linhas da face, corrige as diferenças no relevo;
- preenchimento de rugas com preenchimentos (plástico de contorno sem cirurgia) - rejuvenesce instantaneamente o rosto, modela os contornos do rosto;
- peeling PRX-T33 (estimulando a atividade dos fibroblastos e sintetizando o colágeno natural) - uniformiza e rejuvenesce o rosto, elimina cicatrizes, cicatrizes e vincos.
É impossível usar preenchedores, mesotreads e outros meios profissionais para rejuvenescimento se forem individualmente intolerantes ao corpo do paciente. Entre as contraindicações aos procedimentos estéticos:
- doenças cancerosas;
- lesões de pele em áreas locais;
- acne na fase aguda;
- infecções e doenças virais;
- gravidez;
- lactação.
Procedimentos de rejuvenescimento eficazes após 30-35 anos
Desde que os cuidados adequados com a pele em casa sejam organizados, os primeiros sinais de seu murchamento se tornam perceptíveis somente após 30 anos. Os principais princípios de cuidar de um rosto aos 30-35 anos são a renovação regular e a nutrição da pele por dentro. E, talvez, o terceiro ponto importante seja a prevenção do aparecimento de sinais de envelhecimento cutâneo.
Após os 30 anos, a pele não dispensa uma limpeza profunda com o uso de peelings químicos. Os procedimentos permitem a remoção oportuna do estrato córneo, renovando a epiderme. O resultado - o rosto parece fresco, as menores rugas desaparecem.
A nutrição profunda e a hidratação da pele nesta idade serão proporcionadas por mesoterapia, biorevitalização. Para esses fins, você deve visitar uma esteticista uma vez a cada seis meses. Isso será suficiente para preservar a beleza natural do rosto.
Pacientes com expressões faciais ativas devem dar uma olhada mais de perto na terapia botulínica. O procedimento evitará a formação de rugas médias e profundas, reduzindo a força de contração dos músculos faciais.
Em casos raros, após 30 anos, é importante realizar terapia de microcorrente, eletroporação, branqueamento e preenchimento de rugas com preenchedores.
Procedimentos eficazes de rejuvenescimento facial após 40 anos
Aos 40 anos, é fácil reconhecer um rosto bem cuidado nos últimos 10 anos e um rosto que não passou por procedimentos estéticos. Para a pele envelhecida, sessões únicas de hidratação e nutrição não são mais suficientes. Aos 40 anos, aparecem rugas profundas visíveis no rosto, que requerem cuidados complexos.
O efeito mais pronunciado é demonstrado por técnicas de hardware e injeção destinadas ao endurecimento da pele em conjunto com o contorno com preenchimentos. Depois dos 40 anos, há uma boa razão para se acostumar com a terapia botulínica, pois o envelhecimento da pele se torna uma tela para imitar rugas.
As injeções de formulações vitamínicas são capazes de nutrir intensamente a pele nessa idade. Recomenda-se que as injeções sejam realizadas em um curso de 4-6 sessões, porque o envelhecimento da pele precisa de mais nutrientes.
À medida que a pele envelhece, os processos de regeneração nos tecidos diminuem. Eles podem ser dispersos por procedimentos de hardware ou injeção. A maneira mais eficaz de rejuvenescer o rosto aos 40 são microcorrentes combinadas com terapia de plasma. Esse conjunto aumentará significativamente a produção de colágeno e elastina naturais, que cuidarão da beleza e juventude da pele.
Procedimentos de rejuvenescimento facial após 50 anos
Você pode rejuvenescer seu rosto sem um bisturi cirúrgico em qualquer idade - mesmo após 50 anos. A diferença está apenas na intensidade do impacto dos meios utilizados. Pacientes com mais de 50 anos devem se concentrar na renovação profunda da pele, reposição de volumes perdidos e nutrição aprimorada.
Você pode, é claro, continuar a fazer peelings químicos regulares, mas o peeling a laser dará um resultado duradouro mais perceptível nessa idade. A sessão irá renovar a camada superior da pele e iniciar um poderoso processo de renovação celular.
Após 50 pacientes, geralmente se preocupam com lábios muito finos, "bolsas" pronunciadas sob os olhos, sulcos nasolabiais profundos e queixo duplo. Todos esses sinais desagradáveis podem ser nivelados recorrendo a um método não cirúrgico - contorno. Preenchimentos preenchem rugas, dobras no rosto, corrigem o oval do rosto. Reabastecendo o volume dessa maneira, você pode apertar visivelmente o rosto.
Mesoterapia, terapia de plasma, biorevitalização fornecerão nutrição decente para o envelhecimento da pele. Pacientes conscientes estavam familiarizados com esses procedimentos ainda mais cedo. Somente após os 50 anos, você deve fazer cursos de procedimentos antienvelhecimento por 8 a 12 sessões e com intervalo menor.
Tendo em conta as recomendações acima, podem ser tiradas 2 conclusões principais:
- Com sinais leves de envelhecimento da pele, injeções de beleza e procedimentos de hardware são suficientes para obter o efeito de rejuvenescimento facial visível. Eles se distinguem por um efeito "delicado" na pele, o que ajuda a retardar o processo de envelhecimento.
- Alterações pronunciadas da pele relacionadas à idade exigem o uso de técnicas de laser, procedimentos estéticos de cosmetologia. Essas medidas permitirão que você se livre de rugas e vincos profundos, assimetria facial. Injeções e procedimentos de hardware ajudarão a manter o resultado.
Princípio de funcionamento
Vale a pena olhar para as coisas de forma realista - mesmo os procedimentos de rejuvenescimento facial mais eficazes não são capazes de resistir à natureza. No entanto, isso não significa que eles são inúteis. A terapia antienvelhecimento é capaz de "retardar" o envelhecimento da pele, melhorando a circulação e drenagem sanguínea, ativando a produção de colágeno e elastina nas células da pele.
A cirurgia plástica de contorno permite corrigir visualmente um rosto envelhecido, e os peelings e as técnicas de laser utilizam a reserva interna da pele, que iniciará o processo de sua renovação.
Para determinar com precisão qual dos procedimentos é relevante realizar no seu caso, aconselhamos que você se inscreva em uma consulta com um cosmetologista profissional. A experiência, o rico equipamento clínico e os produtos profissionais certificados ajudarão você a obter resultados sustentáveis e de alta qualidade.